23 janeiro 2011

Repatriado?


Dia 19 de Janeiro de 2003 eu cheguei de mala e cuia em Maringá, Paraná. Saí do Rio Grande do Sul no dia 18 e passei parte do dia e toda a noite viajando para assumir tarefa no Governo do querido Prefeito Zé Cláudio Pereira Neto.

Quando cheguei não sabia quanto tempo ficaria naquelas terras. Passaram 8 anos. Andei por Cruzeiro do Oeste, Guaíra e por fim, em Curitiba.
Foi, sem dúvida, uma escola fantástica, descobri muito, inclusive que sou Riograndense, coisa que em 42 anos de vida não tinha percebido tão nitidamente.
Fiz bons amigos, tive – e tenho - companheiros e companheiras de trabalho valorosos! Tanto estes como os amigos e amigas estão comigo todos os dias porque não sou mais o mesmo que lá chegou em 2003, graças a contribuição de cada um.
Dedico aos verdadeiros amigos
"Que bobagem falar que é nas grandes ocasiões que se conhece os amigos! Nas grandes ocasiões é que não faltam amigos. Principalmente neste Brasil de coração mole e escorrendo. E a compaixão, a piedade, a pena se confundem com amizade. Por isso tenho horror das grandes ocasiões. Prefiro as quartas-feiras." Mário de Andrade
Não falarei de A ou de B, quero apenas que meu alfabeto querido saiba que aqui ou ali sempre estarei pronto para retribuir o que sou e o que posso e até o que não posso.
Tem coisas que palavras não dizem,
somente o olhar expressa,
e o carinho confirma. Mário Pires
Tem aqueles ou aquelas que acreditam que minha contribuição foi nula ou imperceptível. Para esses afirmo que faço autocrítica severa, e concluí que foi um grande prazer não agradar, sinal que sou diferente.
E toda minha emoção é magistralmente expressa por Mário Quintana:
"Todos estes que estão aí
Atravancando o meu caminho
Eles passarão
E eu passarinho...."
Agora deixo o Diretório Estadual e a Executiva do PT do Paraná para assumir nova tarefa, desta vez no Rio Grande do Sul onde já estou.
É hora de voltar! Alguns me perguntam ou afirmam que acreditavam que ficaria em Curitiba. A história recente apontou, com fatos, atos e omissões que o caminho para o Sul era uma necessidade, uma imposição. Contrariar a história tem sempre um custo enorme, então... 
O gaúcho José Augusto Zaniratti, que atuou como secretário adjunto do Planejamento do Paraná, estado no qual morou por oito anos, será repatriado pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge. Ele assumirá cargo na gestão do município”. Fonte: http://ow.ly/3Ivy9
Assim dizem. Se de fato estiver sendo REPATRIADO confesso que tenho dupla nacionalidade. 
Agora estou de volta para o futuro, estou em Canoas de corpo e alma, de mala e cuia!

Nenhum comentário: