10 outubro 2008

Governo gaúcho entrega reserva ambiental de Itapuã ao azar na segunda 13 de outubro

[Publico como recebi]


O contrato de prestadores de serviço no Parque Estadual de Itapuã (Viamão, região Metropolitana de Porto Alegre) se encerra no dia 13 de outubro, próxima segunda-feira. A empresa contratada através de licitação chama-se "Terra e Mar", que reúne profissionais como marceneiros, faxineiros, monitores de visitantes em trilhas no diversos ambientes naturais do parque, etc.

Informalmente, o governo estadual diz que não fará nova licitação porque a unidade de conservação ambiental não apresenta lucro contábil, uma vez que o Estado arrecada cerca de 270 mil reais/ano com o ingresso de milhares de visitantes, especialmente nos meses quentes, e investe cerca de um milhão de reais do orçamento público anual.

O resultado desta drástica decisão do governo Yeda é o seguinte: o Parque Estadual de Itapuã será fechado à visitação pública (agora, de imediato), não irá receber a manutenção permanente necessária e será presa fácil de predadores ambientais e outros malfeitores das raras espécies que apresenta dentro da região Metropolitana. Motivo: unidade ambiental que não dá lucro, só despesa, revelando uma noção de mero cálculo contábil do ambiente natural a ser preservado.

Este é o governo tucano de Yeda Rorato Crusius e seus aliados, o mesmo governo que libera licenças ambientais no afogadilho para projetos que predam o bioma Pampa, como o das papeleiras Aracruz, Stora Enso, Votorantim Celulose, Veracel, e outras.

Foto: Farol de Itapuã, município de Viamão (RS), na cabeceira da laguna dos Patos, um dos locais mais belos do Estado e dos mais ricos em biodiversidade, animal e vegetal.

Redator: Cristóvão Feil

Nenhum comentário: