16 setembro 2009

não perca de modo algum

Mesa-redonda sobre Jornalismo Internacional (17/09) com a presença de

Newton Carlos

Confirmado na última hora, Newton Carlos participa da mesa de Jornalismo Internacional da III Semana de Jornalismo da UFRJ - a Meio a Meios.

Durante 25 anos, Newton Carlos manteve uma coluna diária sobre política internacional no jornal Folha de S. Paulo, pelo qual se aposentou e no qual continua como colaborador. Trabalhou durante 35 anos na Rede Bandeirantes. Foi editor internacional do Jornal do Brasil e colunista do Correio da Manhã, entre outros.




Palestrantes:


Newton Carlos

Nelson Franco Jobim - TV Brasil

Samy Leal Adghirni - Folha de São Paulo
Claudia Antunes - Folha de São Paulo
Maria José Baldessar - UFSC
Mediadora: Cristina Rego Monteiro - UFRJ
Ao longo do século XXI a noção de “globalização” foi ganhando força e hoje é um conceito consolidado que traduz a integração e interdependência cada vez maior entre os Estados. Em um cenário de encurtamento das distâncias, diluição das fronteiras políticas e construção de um mercado financeiro mundial, fica cada vez mais evidente o papel fundamental do Jornalismo Internacional não só como ferramenta de difusão de informação, mas também como estrutura inerente à configuração transnacional que vemos atualmente.

Desempenha um papel essencial para a viabilização de um sistema de cooperação mútua entre os Estados, assim como tem poder suficiente para despertar atritos entre os mesmos. Além disso, com o surgimento de novas tecnologias de comunicação e a velocidade crescente com que as informações circulam, ratifica-se cada vez mais a noção do imediatismo na prática jornalística. A partir dessa nova característica o Jornalismo Internacional é potencializado a um nível jamais alcançado. Logo, torna-se crucial a análise desse campo da produção jornalística, levando-se em consideração não só sua importância enquanto peça-chave para o jogo de forças que rege as relações entre Estados e entre outra aglomerações internacionais (ONGs, empresas transnacionais e até organismos de caráter global), como também seu razoavelmente recente ganho de poder com o desenvolvimento dos meios de comunicação.

Tendo em vista a importância crescente do Jornalismo Internacional frente a um contexto de integração mundial, a Meio a Meios III buscará destacar as alterações que ele vem sofrendo ao longo do século e principalmente como é elaborado hoje. Será enfatizado como os meios de comunicação condicionaram a produção jornalística internacional por meio de um debate que colocará em evidencia a visão dos principais atores envolvidos no processo de circulação da informação em cenário global.

Confira o perfil de cada palestrante:

Newton Carlos
Durante 25 anos, manteve uma coluna diária sobre política internacional no jornal Folha de S. Paulo, pelo qual se aposentou e no qual continua como colaborador. Trabalhou durante 35 anos na Rede Bandeirantes. Foi editor internacional do Jornal do Brasil e colunista do Correio da Manhã, entre outros.
Maria José Baldessar (UFSC)
Professora do Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica do Curso de Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde ministra disciplinas de Jornalismo Online e Internacional. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Integrante do Núcleo de Televisão Digital Interativa/UFSC e do projeto www.cotidiano.ufsc.br

Samy Leal Adghirni (Folha de S. Paulo)
Samy Adghirni, repórter da Folha de S.Paulo desde o final de 2007, especializado em política externa e Oriente Médio. Formado em Jornalismo pela Universidade Stendhal de Grenoble, França. Cobriu a Copa de 98 na França pela Rádio Guaíba de Porto Alegre e trabalhou em jornais regionais franceses.

Em Paris, foi repórter da rádio BFM e Radio France Internationale e da revisa Trax, especializada em música eletrônica. Em Brasília, foi setorista de Itamaraty e colunista de música eletrônica pelo Correio Braziliense e repórter free-lancer da Agence France Presse (AFP). Fez reportagens em Gaza, Cisjordânia, Síria, Israel, Marrocos, EUA, República Dominicana, Argentina e vários países europeus.

Nelson Franco Jobim (TV Brasil e Univ. Cândido Mendes)
Editor internacional da TV Brasil e pesquisador associado do Centro de Estudos das Américas da Universidade Cândido Mendes. Jornalista há 34 anos, especializado desde 1983 em política internacional, professor universitário e consultor de relações internacionais. Foi editor internacional do Jornal da Globo, correspondente do Jornal do Brasil em Londres, editor de inglês do Serviço de Notícias dos Jogos Pan e Parapan-Americanos Rio 2007, colaborador de O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Veja, Época, Playboy, Elle, SuperInteressante, TV Globo, GloboNews, SBT, Rádio Bandeirantes, BBC, London Radio Service, No.com e TVE-Rede Brasil. Colunista de política internacional do Baguete. Mais detalhes em http://nelsonfrancojobim.blogspot.com/

Claudia Antunes (Folha de S. Paulo)
Formada pela ECO/UFRJ (1982), é repórter especial da Folha de S. Paulo. Foi editora internacional do Jornal do Brasil (1995-1999), da Folha (2006-2009) e bolsista da Fundação Nieman para o Jornalismo, da Universidade Harvard (2005-2006).


Mediadora: Cristina Rego Monteiro da Luz (ECO-UFRJ)

Doutora em Comunicação e Cultura, com a tese “A pauta jornalística e suas mediações”, pela Escola de Comunicação da UFRJ, onde se graduou. Jornalista e professora universitária. Atualmente é professora adjunta e coordenadora do Ciclo Básico da ECO/UFRJ. Já trabalhou como repórter especial, apresentadora e produtora de telejornalismo na Rede Bandeirantes de Televisão e foi chefe de redação na Agência Publicitária “A to Z”. Atuou como repórter especial e apresentadora na Rede Manchete de Televisão, e CNT e como chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.

Ganhou em 1981 o Troféu “Melhor Repórter”, concedido pelo Programa Discoteca do Chacrinha. Já em 1982 foi vencedora do Prêmio “Wladimir Herzog”, com a matéria “Corredores da Justiça”, uma denúncia sobre as condições do sistema penitenciário brasileiro, transmitida em rede nacional pela Bandeirantes. Em 1983 foi considerada a melhor repórter do Carnaval do Rio de Janeiro, pela Rede Bandeirantes de Televisão, ganhando o prêmio cedido por essa emissora. Em 1984 e 1985 também pelas coberturas carnavalescas foi vencedora dos Prêmios Momo de Ouro.

Mais informações em www.meioameios.com e cobertura pelo twitter.com/petecoufrj

Nenhum comentário: