07 setembro 2010

QUEM DEFENDE A VIDA: A CNBB OU NÓS?

Circula pela internet uma mensagem, supostamente assinada por Dom Luiz Gonzaga Bergonzini recomendando aos “verdadeiros cristãos” a não votarem em Dilma, no PT e nenhum candidato que apoie as “Liberações” como o Aborto.

Quem é a Igreja Católica? A Igreja é produto de homens e mulheres carregados de suas ideologias e dominada pela única estrutura ditatorial que perdura desde a morte de Jesus Cristo. A única Ditadura que em nome de Deus escreveu uma história de pecados e pecadores. O autoritarismo na Igreja ainda é hoje sua marca principal. Onde está a participação das mulheres na Igreja Católica? Elas participam das decisões?

Vejamos:

Após Constantino (313 dC), a Igreja transformou no poder constituído e abandonou sua visão cristã, digo de Cristo, libertador dos oprimidos e lutador social pela liberdade dos pobres, escravizados pelo capital e ideologia dominante.

Quem foi a Igreja Católica na Antiguidade? A Igreja na antiguidade baseou-se no passado, restaurar o que já passou e não lutou pela prática política e social de Jesus Cristo. A Igreja usou a Bíblia para manter o padrão de dominação do Homem pelo Homem. São inúmeros exemplos históricos onde a Igreja Católica ficou do lado do Poder contra os trabalhadores.

Quem foi a Igreja Católica na Idade Média? Na Idade Média, a escrita estava restrita aos quadros do alto clero, nos conventos e o povo? O povo padecia sob o poder da Igreja Católica, excluídos e alienados. Ela exercia um poder expresso na Inquisição, queimava todos que eram diferentes, apenas diferentes e pior, queimavam pessoas inteligentes, afinal, os que foram para as fogueiras da Inquisição sabiam que era a Terra que circulava em torno do Sol. E a Igreja? Vivia no atraso, no passado, na escuridão, nas trevas. Tanto que setores internos da Igreja protestaram e acabaram excluídos dela, por representarem mudanças, ainda que moderadas, no jeito de ser igreja, como: a tradução da Missa, sempre celebrada em latin, para o idioma local, a aceitação da modernidade econômica para a industrialização.

Quem foi a Igreja Católica no fim da Idade Média? No fim da Idade Média, ela ficou novamente no atraso, condenava a usura e, ao mesmo tempo, praticava a usura, a dominação, a exclusão, colocou-se, mais uma vez, contra o avanço da humanidade.

Quem foi a Igreja Católica? Na Idade Moderna, em muitos locais, ela passou a deixar de ser o Estado Absoluto para ocupar uma função mais afastada do Estado, a dominação sobre as pessoas passou a ser religiosa, opondo-se sistematicamente ao que vinha do Estado. O estado agora era leigo, não mais religioso. Ao chegar na Idade Contemporânea já está reduzida em território, em sua força política e perde grande parte de sua influência religiosa e moral.

Quem foi a Igreja Católica na América Latina? Nada diferente do passado. O que muda no Século XX é que o povo cristão latino e o baixo clero percebem que a Igreja Católica deveria estar do lado dos Trabalhadores e não da elite. É quando surge movimentos na base da Igreja – e não na hierarquia – que buscam outra visão de religião católica e cristianismo social: são as comunidades eclesiais de base sob a orientação da Teologia da Libertação, onde a opção é pelos pobres e não pela elite.

Eram tempos de Ditadura dos Estados Latinos contra a massa de trabalhadores e a Igreja inicia um novo ciclo: A Igreja passa a ser o inverso da Sociedade política e civil, isto é, passa a se opor ao Regime de Ditaduras. No Brasil, por exemplo, a Igreja torna-se o maior Partido Político sem ser um Partido, porque ocupou, corretamente, o espaço de defesa dos interesses dos trabalhadores. No entanto, a medida que a sociedade abriu-se, tornou-se democrática e os militares deixaram os postos de comando do Estado, a Igreja voltou-se para o seu mundo alienado, sem envolvimento com o povo.

Quem é a Igreja Católica hoje no Brasil? Ela vive o inverso do avanço, da democracia, do crescimento social e econômico que vive o país. Coloca-se, então, contra o PT e o povo, isolando-se ainda mais, como é a síndrome que passou a viver desde o século XX: quanto mais avança a sociedade política e civil, mais atrasada a Igreja torna-se, a despeito do avanço de seu povo cristão e do baixo clero, que unidos organicamente ao povo, percebem as mudanças da vida, e vida em abundancia como Jesus Cristo desejava.

Ou alguém acha que não foi o Governo do PT, do Lula que tirou 31 milhões de Brasileiros da condenação à Morte pela fome? Por acaso não foi o PT e seus aliados que aumentou o Salário Mínimo, ou que distribuiu renda, ou que garantiu ingresso de milhares de pobres à Universidade?

Para um cristão, ser contra a Dilma, contra o PT e seus aliados é SER CONTRA O POVO E A DEUS, É SER CONTRA JESUS CRISTO e a todos seus ensinamentos, é negar a vida, é negar Deus.

Mas não se preocupem, a Igreja Católica no Brasil está tão isolada e tão atrasada que não consegue nem convencer o seu clero.

Então, quem é a favor da VIDA?

A Igreja Católica que é contra o Aborto ou NÓS (Governo Lula/PT) que tiramos milhões de pessoas da condenação à morte por falta de comida, de educação, de saúde?

Ainda bem que ser Cristão é bem diferente do que ser Igreja!

Por José Augusto Zaniratti

Nenhum comentário: