29 setembro 2006

A Neutralidade da Rede Globo - Novidade antiga

Almocei assistindo a notícia mais nova, urgente e importante dos últimos 15 dias. Isso por si só já é um absurdo. Porque uma rede de TV daria tanto destaque ao secundário e não ao importante durante 15 dias se uma notícia é considerada velha com 72 horas?

Bom Dia Brasil, Jornal do Almoço, Jornal Nacional, dia após dia falando da mala preta, contando tudo sempre igual, não há novidade, só repetição, repetição, repetição infinitamente. Isso me lembrou da técnica usada no ensinamento (de línguas no caso dela) que uma querida professora de inglês comentava comigo hoje no café da manhã: mnemotécnica. Repetição infinitamente até que o subconsciente absorva assim a razão é desnecessário. Repetir tanto o secundário (compra do dossiê) até que vire principal (conteúdo do dossiê).

Ainda que a versão real dos fatos seja o contrário, o que ficará marcado será a versão da repetição.

A quem serve isso? Tenho que admitir: está Rede é muito boa, trabalha com absoluta atitude profissional.

Obs: A mnemotécnica tem por finalidade facilitar a recordação de elementos ou dados difíceis de reter pela memória pura. Ela é especialmente útil para fixar números e listas de palavras que não tenham qualquer relação entre si ou que se relacionem muito pouco. É utilizada pelos estudantes que devem armazenar muitos elementos numéricos em Geografia, Ciências, datas em História, em Direito, Literatura, Línguas e etc. É necessário salientar bem que a mnemotécnica substitui a memória MAS NÃO A DESENVOLVE.

Nenhum comentário: