06 dezembro 2006

Dois pesos, duas medidas.

Pensei... pensei... relutei... e decidi finalmente... vou fazer um breve comentário sobre o corte da árvore defronte a Catedral. Eis aqui:

A poucos dias, foi cortada uma árvore da espécie "flamboyant", no canteiro central defronte a Catedral de Nossa Senhora da Glória. Este serviço foi justificado com a seguinte afirmação pela Prefeitura: a árvore estava doente.

No momento em que o pessoal da prefeitura executava o seviço, eu passava pelo local de carro. Visualmente, a árvore não parecia estar doente, o que me indignou. Mais adiante, olhei a minha esquerda e estava sendo executado um outro serviço pela própria prefeitura: o presépio para as festividades de natal. Sem dúvida é uma obra de arte. Muito bonita por sinal.

Contudo, minha indgnação aumentou ainda mais (para alguns pode parecer sensacionalismo). Pois era o primeiro dia de dezembro. O natal se aproxima. As festas. Brinquedos. Diversão. A alegria toma conta. A vida é celebrada. É um mês especial para os cristãos. A vida venceu a morte: nasceu o Libertador!

Contrariando tudo isso, a Prefeitura tem duas atitudes complemante opostas sem levar em conta o momento e o espaço simbólico onde realiza as ações. Corta uma árvore, numa sucessão de vários outros cortes durante os últimos meses em nossa cidade e manda fazer um bonito presépio para celebrar o natal. Dois pesos, duas medidas.

Hoje, só posso expressar minha indignação e lamentar essa fatalidade, mesmo que a árvore esteja realmente doente. O tronco ainda está exposto. A beleza das árvores no canteiro central foi ferida pela falta de sensibilidade no trato. É estarrecedor. E chama a atenção de todas as pessoas que passam pelas proximidades da Catedral.


Att. Visite o blog do Rigon. Lá tem uma foto que mostra a árvore cortada.

Nenhum comentário: