20 novembro 2006

A luta da consciência negra é todo o dia e o dia todo.

Todo e qualquer pré-conceito é ideológico. Na compreensão marxista é uma falsa consciência que se estabele como uma simples e contundente verdade. Verdade esta que é justificada e legitimida pelos poderes constituídos da sociedade – judiciário, legislativo, executivo, religioso, etc... – que chegam e que retornam ao cotidiano da vida, como a vida religião. Foi por isso que Marx ao se referir à religião, nesse contexto, afirmou: “ópio do povo”. Como é possível ver o que está atrás daquilo que é considerado absolutamente verdadeiro, ou seja, como questionar uma verdade cultural?

Essa é a nossa luta todo o dia e o dia todo!

Ser racista, portanto, para a grande maioria, do nosso povo, não é errado. Assim como não errado ser machista, elitista, individualista ou normal, etc... Isso porque a forma de se vê o universo negro já é “naturalmente” marcado pelo submundo, o mundo inferior.

Essa é a nossa luta todo o dia e o dia todo!

Isso se tem tornado tão verdadeiro, que há aqueles que evocam a tese da auto-negação da raça: “há negro que nega ser negro!”. Isso é um fato. Portanto, não há pré-conceito, o que há, afirma o status quo, é uma ação polítiqueira de gente que vê coisa onde não existe, como faz os movimentos de consciência negra. Consequentemente, não há razão de ser dessa luta em prol da dignidade e do respeito da pessoa negra.

Essa é a nossa luta todo o dia e o dia todo!

Recentemente através do IBGE, órgão de âmbito federal, saltaram aos olhos de toda a nação os números, que afirmam que: “a população negra do Brasil vive em condições inferiores à população branca”. Esses números apontaram, nada mais nada menos, do que às conseqüências danosas da realidade socio-cultural do nosso país. Do dia-a-dia de milhões e milhões de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, deficientes, mulheres, homens que nasceram brasileiros negros.

Essa é a nossa luta todo o dia e o dia todo!

Por isso, a nossa luta é uma luta constante para que a consciência negra seja a consciência negra da nossa cultural brasileira. Por isso ela tem que se atualizar e se questionar constantemente a cada novo tempo e momento de nossa história; sempre se perguntando e se questionando sobre nosso lugar; conduto nunca deixando de ser sujeito desse processo de conscientização seja qual for a esfera pública ou privada e sempre seguindo à moda do nosso símbolo maior de luta e resistência, Zumbi dos Palmares.

Essa é a nossa luta todo o dia e o dia todo!

2 comentários:

Adroaldo Bauer disse...

De acordo. Mas, os cristãos rezam todo o dia, alguns o dia todo e ainda celebram o dia do nascimento do homem: o natal.
Concordo: Marx nos fala, no milênio passado, ainda no século 19, sobre a religião como ópio do povo e, pouco mais de um século depois temos uma parte da Igreja Católica fazendo a revolução popular e democrática, libertadora, na América do Sil, ao lado da guerrilha marxista.
Perfeito: luta anti-racista todo o dia. Celebração de Zumbi, da consciência conquistada e das conquistas da luta consciência, em 20 de novembro, todos os anos.

Adroaldo Bauer disse...

Correções: quis dizer 1) América do SUL. 2) e das conquistas da luta conscîente.